Detalhes da Notícia
O Instituto de Pesquisa e Ensino - IPE HOME e o UniCEUB firmam convênio de cooperação Técnico-Cientifica e Acadêmica

A parceria foi oficializada no dia 23 de março e contou com a presença do corpo diretivo das instituições

O Centro Universitário de Brasília – UniCEUB irá encaminhar alunos da graduação dos cursos de saúde para desenvolverem pesquisas científicas no recém-fundado IPE HOME - Instituto de Pesquisa e Ensino HOME, criado pelo Hospital HOME, de Brasília. O propósito da parceria entre as duas instituições tem por objetivo viabilizar o desenvolvimento de pesquisas científicas e outras atividades de caráter acadêmico, como a realização de eventos, seminários, cursos, oficinas, intercâmbio de informações técnicas e publicações em conjunto.

A assinatura do  convênio ocorreu no dia 23 de março, na sede do UniCEUB, na Asa Norte,  e foi feita pelos diretores das duas instituições, o Reitor do UniCEUB, Getúlio Américo M. Lopes e o Diretor Presidente do IPE HOME, Dr. Paulo Lobo. Estiveram presentes na ocasião a Pró-Reitora Acadêmica, Elizabeth Regina L. Mansur, o Diretor Acadêmico, Carlos Alberto da Cruz, a Assessora de Pós-graduação e Pesquisa, Profa. Dra. Fernanda Vinhaes, o Diretor Científico do IPE HOME, Dr. Anderson Freitas, e, representando as duas instituições, Prof. Marcio Oliveira, coordenador da Pós-graduação em Fisioterapia Traumato-Ortopédica Funcional e Esportiva do UniCEUB e Secretário Geraldo IPE HOME.

                                                             Foto: Sérgio Alberto
                                   Da esq. p/ à dir: Marcio Oliveira, Fernanda Vinhaes, Anderson Freitas, Paulo Lobo, Getúlio Lopes, Elizabeth Mansur e Carlos Alberto.

De acordo com o Reitor Gétulio Lopes, esta nova parceria operacional com o HOME tem tudo a ver com o objetivo do UniCEUB de buscar mais e melhores parcerias vocacionadas aos alunos. O diretor do IPE HOME, Paulo Lobo, acredita que a vinculação a uma instituição de ensino superior com a qualidade do UniCEUB é essencial para que a pesquisa científica na área médica no Distrito Federal possa se desenvolver mais rapidamente com a ação do Instituto.

A Pró-Reitora Acadêmica do UNICEUB, Elizabeth Regina L. Mansur, celebrou a parceria com o IPE HOME. Segundo ela, as instituições envolvidas são renomadas e ambas conduzirão adequadamente o trabalho de apoio à pesquisa por parte dos interessados.

                                                Foto: Sérgio Alberto
                  O Diretor Presidente do IPE HOME, Paulo Lobo, em conversa com o Reitor Getúlio Lopes e a Pró-Reitora Acadêmica, Elizabeth Mansur.

Segundo o Diretor Acadêmico do UniCEUB, Carlos Alberto, a instituição prima por incentivar os alunos a investirem parte do seu tempo na pesquisa científica, focando também sua responsabilidade social nesse ato: “quando o aluno desenvolve uma pesquisa ele tem que pensar em como isso irá contribuir para melhorar a qualidade de vida da população”. Ele acredita que a parceria com o IPE HOME é uma oportunidade ímpar de iniciação científica para os estudantes que poderão discutir temas atuais de suas áreas de interesse com profissionais gabaritados.

Para a Profa. Dra. Fernanda Vinhaes, do UniCEUB, “a sociedade brasileira será a maior beneficiária do retorno dessas pesquisas científicas a serem desenvolvidas a partir da parceria entre UniCEUB e IPE HOME”.

De acordo com o Diretor Científico do IPE HOME Dr. Anderson Freitas, também ortopedista do hospital HOME, o convênio atende justamente o que muitos estudantes de Medicina sugerem: “que é preciso incentivar projetos de pesquisa científica no ambiente universitário; isso é um Norte para o que esses estudantes irão desenvolver ao longo de suas carreiras profissionais”.

Para o coordenador da Pós-graduação em Fisioterapia Traumato-Ortopédica Funcional e Esportiva do UniCEUB e Secretário Geral do IPE HOME, Prof. Marcio Oliveira, a parceria foi fundamentada em ações conjuntas do passado recente, em que outros projetos de atenção aos atletas do Distrito Federal acabaram por provocar alto interesse dos alunos do UniCEUB em relação à prática da medicina e à pesquisa na área. “Com este convênio, o IPE HOME caminha para se assemelhar às melhores instituições de pesquisa científica”, afirmou.

 

Primeiro edital será divulgado em 30 de março

O UniCEUB irá publicar o primeiro edital convocatório dos alunos no dia 30 de março. Serão 11 projetos de pesquisa científica a serem desenvolvidos neste primeiro momento. Cada projeto será desenvolvido por dois alunos, sendo um bolsista (CNPq) e outro voluntário.
 

IPE HOME 

O Instituto de Pesquisa e Ensino HOME – IPE HOME foi criado para promover o desenvolvimento tecnológico e científico de instituições públicas e privadas. Tem por objetivo fortalecer a produção científica no Centro-Oeste e em todo o território nacional. É uma entidade sem fins lucrativos, que funciona de modo independente do hospital.

O Hospital HOME é um centro de excelência médica em várias especialidades, entre as quais a Ortopedia e a Traumatologia. É também um dos três centros médicos oficiais da FIFA na América do Sul, em razão da qualidade de seus profissionais e de suas instalações. O hospital mantém programas de residência especializada em quadril, ombro, joelho e em UTI, nos quais capacita médicos de várias partes do país.





QUESTIONÁRIO
Conte-nos um pouco sobre você e ajude-nos a fazer um HOME ainda melhor.
Clique aqui
.
 
OUVIDORIA

 Para entrar em contato, clique aqui.
 
HOME News
Leia o informativo na íntegra e fique por dentro.
Cliqueaqui.
 
HOME - Hospital Ortopédico e Medicina Especializada
SGAS Quadra 613 - Conjunto C - Brasília - DF - CEP: 70200-730
(61) 3878-2878