Detalhes da Notícia
Curso sobre Prevenção da Infecção do Sítio Cirúrgico teve a participação de vários profissionais do HOME e de outras instituições do DF

O evento realizado no auditório do HOME contou com a presença de renomados palestrantes de Brasília e São Paulo

O HOME Hospital em parceria com a Aesculap Academia promoveu, no dia 16 de março, o curso “Sharing Expertise Session – O que há de novo na Prevenção da Infecção do Sítio Cirúrgico. O evento teve por objetivo apresentar e discutir a implementação das diretrizes publicadas recentemente pela Organização Mundial de Saúde (2016), Centro de Controle e Prevenção de Doenças – CDC/USA (2012) e Anvisa (2017).

Além da presença de profissionais do centro cirúrgico e do Setor de Controle de Infecção Hospitalar do HOME (SCIH), 78 profissionais de outros hospitais do Distrito Federal, a maioria atuantes de setores de infecção hospitalar, participaram do curso. De acordo com o Diretor Médico do HOME, Cícero Henrique Dantas, a troca de experiências foi muito boa e necessária. “O paciente/cliente tem que ter segurança e participar dos processos assistenciais. O encontro atualizou e consolidou esta prática mundial”, declara.


Dr. Cícero Henrique Dantas, Dra. Julia Yaeko, Dr. Julival Ribeiro, Dra. Eliana Bicudo, Dra. Naira Bicudo e a Enf. Raquel Barcellos.

Os temas abordados foram Prevenção de Infecção do Sítio Cirúrgico da OMC e CDC - aspectos práticos para implementação, ministrada por Dr. Julival Fagundes Ribeiro e pela Enfermeira Dra. Julia Yaeko Kawagoe; Experiência de Implementação de Preparação Alcóolica em Hospital Universitário, ministrada pela Enfermeira Ms. Ana Elisa Ricci Lopes; Experiência de Implementação de preparação alcoólica em Hospital Privado, ministrada pela Enfermeira Gisely Pereira Vetuche.



Dr. Julival Ribeiro ministrou a primeira palestra do evento.

As Infecções de Sítio Cirúrgico (ISC) são uma das principais complicações que podem ocorrer entre os pacientes submetidos a cirurgias. De acordo com estudos, é possível reduzir as ISC em 50% a 70% reconhecendo os fatores de risco e implementando as diretrizes publicadas nos manuais de prevenção de ISC. Prevenir as ISC é uma tarefa complexa e desafiadora, pois os fatores de risco são multifatoriais e requerem um esforço coordenado e integrado de várias disciplinas, de vários departamentos, para implementar as diretrizes de melhores práticas nos períodos pré-operatório, intra-operatório e pós-operatório em todos os serviços e unidades da instituição.


Victor Hugo da Bbraun, Stephany Monteiro e Raquel Barcellos da SCIH do HOME e Priscila Medeiros, Enf. da Educação Continuada do Hospital.



Por Cássia Borges,
Assessora de Comunicação do HOME Hospital






 


OUVIDORIA

 Para entrar em contato, clique aqui.
 


HOME News
Leia o informativo na íntegra e fique por dentro.
Cliqueaqui.

 
   
HOME - Hospital Ortopédico e Medicina Especializada
SGAS Quadra 613 - Conjunto C - Brasília - DF - CEP: 70200-730
(61) 3878-2878