Dicas de Saúde
O futebol de fim de semana

Como se preparar para a partida, ainda que seja aquela jogada esporadicamente, e não correr o risco de se machucar?

Dados comprovam que atletas de fim de semana correm mais risco de se lesionarem durante uma partida de futebol. Isto se deve pela falta de condicionamento físico, seja o do músculo esquelético ou o cardiovascular. Na área da ortopedia, as lesões mais comuns que acontecem durante uma partida de futebol são o famoso estiramento muscular, entorse de joelho ou de tornozelo e a ruptura dos ligamentos.


Dr. Paulo Lobo, diretor do Departamento de Ortopedia e Medicina Esportiva do HOME, explica que existem dois tipos de atletas de fim de semana, os sedentários e os que não respeitam o limite do corpo. Aos sedentários é recomendado começar fazendo uma caminhada, e depois ir avançando para corridas leves três vezes por semana, intercalando com exercícios em academia para fortalecer a musculatura. “Se forem direto para a pelada de fim de semana, devem se alongar antes da prática esportiva, jogando somente 10 minutos e ir aumentando o período a cada fim de semana. Já aqueles que não respeitam os limites do corpo, e querem jogar uma, duas partidas e, se chamarem, estão prontos para a terceira. Este atleta está propenso a ter lesões por excesso de exercícios (over use) como tendinites, pubalgias e até rupturas de tendões e músculos”, declara.

Estão mais vulneráveis a se machucar durante uma partida amadora de futebol aqueles “atletas” que não têm um condicionamento adequado, não cuidam da alimentação, exageram na bebida alcoólica na véspera das peladas e não dormem bem. “A falta de um bom condicionamento cardiovascular e de alongamentos reflete no cansaço durante as partidas e no desequilíbrio muscular, aumentando o número de lesões. Vale ressaltar que a pessoa que não respeita os limites do corpo, pode ter uma simples câimbra até desenvolver lesões graves nas articulações e, pior, ter um problema de coração. Sugiro a qualquer atleta de fim de semana, acima de 40 anos, que procure um cardiologista ou médico do esporte para uma avaliação cardiopulmonar”, frisa Dr. Paulo.





QUESTIONÁRIO
Conte-nos um pouco sobre você e ajude-nos a fazer um HOME ainda melhor.
Clique aqui
.
 
OUVIDORIA

 Para entrar em contato, clique aqui.
 
HOME News
Leia o informativo na íntegra e fique por dentro.
Clique aqui.

 
HOME - Hospital Ortopédico e Medicina Especializada
SGAS Quadra 613 - Conjunto C - Brasília - DF - CEP: 70200-730
(61) 3878-2878