Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do HOME é destaque na avaliação anual da Vigilância Sanitária do DF

O setor de SCIH do HOME ficou em primeiro lugar entre os hospitais de Brasília

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital HOME foi classificado com a melhor pontuação entres os hospitais de Brasília pela Gerência de Risco em Serviços de Saúde (GRSS), da Vigilância Sanitária do DF, em 2016. A avaliação é feita anualmente, e o resultado divulgado sempre no primeiro trimestre do ano seguinte. A classificação dos Hospitais foi divulgada com base na pontuação da qualidade do SCIH e suas práticas assistenciais. É com muita satisfação que o Hospital recebe esta avaliação e a divide com a população, hoje,  no dia 15  de maio, Dia Nacional do Controle de Infecções Hospitalares.

A avaliação feita pela GRSS nos hospitais públicos e privados do Distrito Federal consiste em fiscalizar o funcionamento do SCIH em relação a estrutura que possuem, à execução das boas práticas no âmbito do serviço e da assistência no cumprimento das referências legais vigentes.

O SCIH do HOME possui atuação junto a todos os setores do Hospital e a diferentes categorias profissionais. Dentre as atividades que exerce está o monitoramento das taxas de infecção hospitalar, a avaliação da adesão à higienização das mãos pelos profissionais, a avaliação sistemática das práticas de prevenção de infecção, capacitação contínua dos colaboradores e o gerenciamento de medidas de precaução, entre outras. A equipe do SCHI é formada pelas médicas infectologistas Drª. Eliana Bicudo e Drª Naira Bicudo, pela enfermeira Raquel Barcellos e a técnica de enfermagem Stephany Monteiro.

                                               Ao centro, Dra. Eliana Bicudo, ladeada pela enfermeira Raquel Barcellos e a técnica de enfermagem Stephany Monteiro.


De acordo com a infectologista, Drª Eliana Bicudo, chefe da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HOME, o setor está em constante atividade na prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde, e tem como cerne de seu trabalho a capacitação dos profissionais e o acompanhamento do desempenho destes nas atividades assistenciais, por meio da aplicação do bundle de prevenção. “O bundle consiste em um conjunto de práticas baseadas em evidências, que quando executadas coletivamente e de forma sistemática, melhoram a qualidade da assistência prestada aos pacientes. Desta forma, é feito um monitoramento dos indicadores assistenciais pelo SCIH, sempre em consonância ao estabelecido pela ANVISA”, explica.  



Por Cássia Borges

Assessora de Comunicação do HOME




 
Acesse os resultados dos seus exames radiológicos com apenas alguns cliques.





Espaço aberto e imparcial para você fazer suas sugestões, reclamações ou elogios. 




Pronto Atendimento em Cardiologia, Clínica Médica e Ortopedia




Os mais modernos equipamentos e tecnologias para diagnósticos da mais alta precisão.





O Hospital HOME atende pelos principais planos de saúde e convênios.




 
Todas as informações que você precisa saber para ter uma internação tranquila.





Equipe de excelência com médicos especializados em mais de 20 áreas diferentes.




Tudo o que você precisa saber sobre horários de visitas a pacientes internados.







HOME - Hospital Ortopédico e Medicina Especializada

SGAS Quadra 613 - Conjunto C - Asa Sul Brasília - DF - CEP: 70200-730

(61) 3878-2878