Notícias

Disfunção Erétil

Em tese de mestrado urologista do HOME aborda que o problema não está relacionado apenas à função sexual mas também à doença arterial

A manutenção de uma vida sexual saudável ao longo dos anos é um assunto sempre abordado nas consultas do Urologista Wellington Alves Epaminondas. Durante dois anos, o médico pesquisou e coletou dados de homens na faixa etária dos 40 até os 80 anos para sua tese de mestrado sobre Disfunção Erétil e pôde constatar que ela não está relacionada apenas à função sexual, mas também a problemas cardíacos.  

Os resultados da pesquisa mostraram que a prevalência de Disfunção Erétil é grande a partir dos 40 anos. Na faixa etária dos 40 a 49 anos a prevalência é de 46%. Por volta dos 70 a 80 anos se atingi os 100%. Além do aumento na prevalência, há a piora da gravidade dos casos com o passar do tempo.

De acordo com o Dr. Wellington Epaminondas, atualmente, a Disfunção Erétil é considerada como um marcador precoce de doença arterial. Homens que apresentam sintomas de piora de ereção têm maior risco de desenvolver problemas cardíacos. “Infelizmente, este conhecimento ainda não está difundido na comunidade médica e, muito menos, na população em geral”.

O médico explica que a Disfunção Erétil e a doença coronariana possuem um denominador comum em sua origem: a doença aterosclerótica. “A aterosclerose é o processo onde ocorre a formação das placas de ateroma, que acabam por causar redução e até obstrução do fluxo sanguíneo arterial. A obstrução vascular que vai acometendo as artérias do coração e pode causar o infarto é a mesma que obstrui as artérias cavernosas do pênis, causando a piora da ereção. Como as artérias do pênis são muito finas, os sintomas são mais precoces”, explica Dr. Wellington.

A disfunção erétil se inicia lenta e gradualmente, progredindo em gravidade. A principal orientação é que ao sinal de uma piora na qualidade da ereção, procure um especialista. O quanto antes o tratamento adequado for instituído, melhores serão os resultados a curto e longo prazos. O atendimento deve ser feito por um médico experiente na área para que dê a devida atenção aos sinais precoces de alerta.

Por Cássia Borges
Assessora de Comunicação




 
Acesse os resultados dos seus exames radiológicos com apenas alguns cliques.





Espaço aberto e imparcial para você fazer suas sugestões, reclamações ou elogios. 




Pronto Atendimento em Cardiologia, Clínica Médica e Ortopedia




Os mais modernos equipamentos e tecnologias para diagnósticos da mais alta precisão.





O Hospital HOME atende pelos principais planos de saúde e convênios.




 
Todas as informações que você precisa saber para ter uma internação tranquila.





Equipe de excelência com médicos especializados em mais de 20 áreas diferentes.




Tudo o que você precisa saber sobre horários de visitas a pacientes internados.







HOME - Hospital Ortopédico e Medicina Especializada

SGAS Quadra 613 - Conjunto C - Asa Sul Brasília - DF - CEP: 70200-730

(61) 3878-2878