Notícias

HOME é o primeiro hospital particular a realizar TAVI em uma paciente do SUS no Distrito Federal

O primeiro implante de válvula transcateter foi realizado pelos cardiologistas da Hemodinâmica em uma parceria público-privado

O Heart Team do HOME, grupo composto por diferentes especialistas envolvidos no cuidado ao paciente indicado para o TAVI, em parceria com a equipe de Cardiologia do Hospital de Base, Abbott, Somma Produtos Hospitalares, Radiolínea e Grupo 4Valves são os responsáveis pelo primeiro Implante de Válvula Aórtico Transcateter em uma paciente do SUS, no Distrito Federal.

No dia 01 de outubro, a equipe liderada pelo hemodinamicista do HOME, Dr. Paulo Motta e as doutoras Tatiana Maia e Maria Cristina Resende implantaram a prótese por cateter em uma paciente do SUS. O procedimento durou 1h30 e em menos de 24 horas a paciente recebeu alta para casa. Na maioria dos casos de TAVI o paciente recebe alta em até três dias. De acordo com o Dr. Gustavo Lycurgo, o procedimento realizado é uma referência positiva para a cardiopatia.

Após a realização do TAVI na paciente, o Dr. Paulo Motta apresentou o caso a um grupo de cardiologistas, hemodinamicistas, representantes do Heart Team do HOME e à diretoria do Hospital, representada pelo Diretor Médico, Cícero Henrique Dantas Neto, Dr. Paulo Lobo, a Diretora Susie El Haje, entre outros.



Ao centro, Dr. Paulo Motta, ladeado por diretoroes do HOME, médicos convidados, representantes dos parceIros, entre outros.

O TAVI é uma opção terapêutica para pacientes cujo tratamento cirúrgico convencional não é possível.  Através de uma punção arterial percutânea na virilha do paciente, a equipe de especialistas avança a prótese por dentro das artérias até o coração utilizando um cateter fino e flexível. Ao chegar na válvula aórtica doente a prótese é expandida, empurrando a válvula danificada e assumindo o trabalho de regular o fluxo sanguíneo.

Em abril, a Agência Nacional de Saúde - ANS autorizou o TAVI para tratamento de pacientes, antes apenas por meio de ação judicial pacientes (de alto risco) conseguiam passar pelo procedimento. Agora, o SUS também autorizou que pacientes passem pelo procedimento. Os bons resultados do TAVI fizeram com que a técnica fosse expandida para pacientes com risco intermediário, pois é menos invasiva e propicia qualidade de vida aos pacientes. A TAVI, agora, já pode ser indicada a todos os pacientes (alto, intermediário e baixo risco cirúrgico).
 




 
Acesse os resultados dos seus exames radiológicos com apenas alguns cliques.





Espaço aberto e imparcial para você fazer suas sugestões, reclamações ou elogios. 




Pronto Atendimento em Cardiologia, Clínica Médica e Ortopedia




Os mais modernos equipamentos e tecnologias para diagnósticos da mais alta precisão.





O Hospital HOME atende pelos principais planos de saúde e convênios.




 
Todas as informações que você precisa saber para ter uma internação tranquila.





Equipe de excelência com médicos especializados em mais de 20 áreas diferentes.




Tudo o que você precisa saber sobre horários de visitas a pacientes internados.






 

HOME - Hospital Ortopédico e Medicina Especializada

SGAS Quadra 613 - Conjunto C - Asa Sul Brasília - DF - CEP: 70200-730

(61) 3878-2878